segunda-feira, 27 de junho de 2005

Qual terá sido a parte de “plágio é crime” que eles não compreenderam?

Diz-se que a cópia é uma das formas mais sinceras de mostrar admiração por qualquer coisa, eu próprio até posso concordar com isso. Fazê-lo de uma forma tão desonesta que resulte numa quase total perda de identidade, amontoando tantas referências e tão óbvias que, paradoxalmente, formem um corpo completamente vazio, bem… aí a coisa muda de figura e em vez de apreço toma lugar o desrespeito.

O nome não interessa muito. Como os próprios afirmam deve significar qualquer coisa numa qualquer língua e isso não os preocupa minimamente, nem a eles nem a mim. O que realmente interessa é o espectáculo e os Mando Diao tem a lição bem estudada. Em primeiro lugar um look retro, até podem aproveitar as dicas deixadas pelos enérgicos compatriotas da 1º Liga, os The Hives. Depois o som da moda, alternativo, apreciado tanto pelo público como pela crítica, que ponha as miúdas a suspirar, que lhes dê uma boa imagem e os coloque como o mais recente fenómeno da credível invasão britânica das bandas de garagem.

Tudo deve estar muito bem encaixado. Umas melodias pop–distorcidas à boa maneira dos Strokes, uns refrões melódicos de fazer inveja ao próprio Pete Doherty e uma postura de rebeldes sem causa em constante conflito com o status quo. Uma colagem bem feita aguenta o vaso partido por algum tempo, mas não deixa de estar partido e até os Libertines tombaram. Eu tenho a certeza que a fotocópia não é melhor que o original.



MANDO DIAO - Cut the rope

terça-feira, 21 de junho de 2005

O melhor dos últimos 20 anos

A revista norte-americana Spin elegeu OK Computer como o melhor álbum entre 1985 e 2005. A escolha foi feita tendo em conta o brilhantismo, a inovação e a importância da obra-prima dos Radiohead. O número de discos vendidos não fez parte dos critérios de selecção.

Os britânicos ficaram à frente de It Takes A Nation of Millions To Hold Us Back, dos Public Enemy e de Nevermind, dos Nirvana. Os discos mais recentes da lista de 100 álbums são College Dropout, de Kanye West e Fever To Tell dos Yeah Yeah Yeahs.

A Spin é tradicionalmente uma revista de música rock, no entanto mais de 1/4 da centena de discos são de hip-hop. Curioso também ver uma revista dos EUA eleger um disco de uma banda britânica como o melhor das duas últimas décadas.


Aqui fica o top-ten:

1 Radiohead - OK Computer
2 Public Enemy - It Takes A Nation of Millions To Hold Us Back
3 Nirvana - Nevermind
4 Pavement - Slanted And Enchanted
5 The Smiths - The Queen Is Dead
6 Pixies - Surfer Rosa
7 De La Soul - 3 Feet High And Rising
8 Prince - Sign O' The Times
9 PJ Harvey - Rid Of Me
10 NWA - Straight Outta Compton


Radiohead - Paranoid Android

sábado, 18 de junho de 2005

Common - BE

A receita é simples: juntar um MC maduro, consistente e talentoso, como Common, a um produtor de peso, no caso Kanye West. Depois o mais difícil é o cozinhado sair mal. Das onze faixas de Be o autor de College Dropout produziu nove, as duas restantes ficaram a cargo de outro nome conhecido, Jay Dee. Para tornar tudo ainda melhor West dá a voz em quatro faixas do disco.

Dizem que Kanye West é o produtor que Common esperava desde o início da carreira, dizem também que este disco é um clássico do hip-hop. Eu não sei o suficiente do estilo para dizer se Be é ou não um clássico do hip-hop, na verdade não sei se é somente um álbum de hip-hop. Talvez por culpa de Kanye West este disco é soulful do princípio ao fim, com beats marcantes e samples da soul brilhantemente encaixados, que elevam as capacidades oratórias de Common a um nível superior.

Common é um MC admirado, tanto que Jay-Z disse que gostava de rimar como ele, sem ter que sacrificar a venda de discos. Com Be talvez Common tenha conseguido conjugar as duas coisas, composições rítmicas ricas e versos inspirados e vibrantes. No conjunto Be poderá não ser um clássico mas temas como Testify, They Say ou Faithful vieram para ficar.




Common - Testify

quinta-feira, 9 de junho de 2005

ATÉ SEMPRE!


O adeus do capitão, ou porque Deus também se chateia. A saída mais dolorosa e irreparável em toda a minha vivência leonina. Como tu Pedro, nunca mais!

quarta-feira, 8 de junho de 2005

MELÓMANO QUIZ

Eis a minhas respostas ao desafio do Puto. Um questionário já muito rodado!

1) Tamanho total dos arquivos no meu computador?
Anda perto dos 11 GB de música. Faço os possíveis para manter o arquivo com um tamanho moderado!
2) Último disco que comprei:
Aha Shake Heartbreak, dos Kings of Leon. Mais um caso em que é imperativo ter o original.
3) Canção que estou a escutar agora:
Finding you - The Go - Betweens
4) Cinco canções que ouço frequentemente ou que têm algum significado para mim:
Paranoid Android - Radiohead
Lover, you should've come over - Jeff Buckley
Cuts you up - Peter Murphy
Svefn-g-englar - Sigur Rós
One man guy - Rufus Wainwright
5) Lanço o testemunho a outros cinco bloggers:
Lanço a sete.O Bom Selvagem, Berna Valada, Aventuras, Gonçalo Castro, António, Pedro Cordeiro e Lídia.
Enquanto nós, CIDadãos deste país, andamos pelos tascos a beber umas minis, o mundo, deCIDido, pula e avança. Pula o mundo e não só, pula também o José Cid da prateleira onde tem dormido no quase esquecimento. Até aqui tudo bem, o pior é quando ele salta para um sítio tão próximo ao ponto de incomodar! Então querem ver que a mãe do rock português,como o próprio se intitula, vêm dar um concerto aqui à pacata terrinha de S. Paio de Antas, no solarengo concelho de Esposende? Só me faltava esta! O dinossauro mal amado, que acha que dizer que é muito melhor do que o Elton John joga a seu favor, trás cá a sua banda para pôr em delírio a brigada do reumático local. Isto tudo a escassos metros de minha casa.

O Armagedão é já no dia 1 de Julho e culmina numa "Grande sessão de fogo de artifício". Lindo!

Mais do que um desabafo isto é um pedido de ajuda, preciso de um sítio bem distante para passar a noite! Há coisas que se levam melhor a rir.