terça-feira, 12 de abril de 2005

100 FOTOS DO SÉCULO – Marie-Monique Robin

O Che de Alberto Korda, a queda do muro de Berlim por Raymond Depardon, também Kim Phuc, a menina queimada pelo napalm no Vietname, fotografada por Nick Ut. Estas e muitas outras fotografias reunidas num livro, de 1999, que conta um pouco a história do século XX.

A jornalista e realizadora Marie-Monique Robin andou por todo o mundo à procura dos protagonistas das que considerou ser as 100 fotografias mais marcantes do último século. Claro está que, num trabalho deste género, entra sempre a inevitável componente subjectiva do seu autor, que convém lembrar sempre que as escolhas ou omissões possam parecer questionáveis.

Mas a riqueza deste livro não reside tanto na compilação das imagens, mas antes no trabalho de as explicar. Marie-Monique Robin falou com os fotógrafos, com os protagonistas e seus familiares, sem nunca esquecer a essencial contextualização histórica. O produto final é um notável trabalho jornalístico.

Para amantes da fotografia e da história mundial ou para simples curiosos, o livro é de inquestionável valor histórico. Antes deste formato, e na sua origem, a série televisiva Les 100 photos do siècle, transmitida pelo canal ARTE.

sexta-feira, 1 de abril de 2005

Abril

6 de Abril de 1945 e 6 de Abril de 1994. Duas datas separadas por quase cinquenta anos mas unidas pelo horror do genocídio.

Em 1945, o exército do general Eisenhower mostra ao mundo o drama dos campos da morte nazis. A libertação de Ohrdruf, um anexo do campo de Buchenwald, abre as portas da medonha "solução final". Henri Miller, um soldado americano imortalizou o momento, 6 dias depois.



Quarenta e nove anos mais tarde é morto o presidente do Ruanda e o país mergulha num período de genocídio programado. Perto de 1 milhão de tutsis são assassinados pelas milícias hutus, grande parte com golpes de catana. O conhecido fotógrafo James Nachtwey tirou a mais célebre das fotos do massacre. Só em Junho desse ano é que a comunidade internacional acordou para o massacre.