quinta-feira, 30 de setembro de 2004

Quem quer uma guitarra do Thom Yorke?


O frontman dos Radiohead deu uma das suas guitarras para uma angariação de fundos para a Shelter, uma instituição de ajuda aos sem-abrigo. O leilão faz parte da Audioscope, um evento a realizar dia 2 de Outubro no Oxford Zodiac. O evento conta ainda com as actuações de Damo Suzuki, Oxes e The Telescopes.

quarta-feira, 29 de setembro de 2004

A tournée anti-Bush dos músicos americanos


Springsteen, R.E.M. e Pearl Jam, são só alguns dos nomes mais conhecidos da música americana que fazem parte da digressão que quer convecer os eleitores a não votar em George W. Bush. Os concertos acabam no dia 11 de Outubro em Washington, mas antes passam ainda por 36 cidades. As receitas angariadas na tournée Vote for Change serão doadas ao grupo America Coming Together, que partilha o mesmo objectivo: impedir que Bush não saia vitorioso no dia 2 de Novembro.

terça-feira, 28 de setembro de 2004

A notícia é curta, por isso trancrevo-a na íntegra.
Responsáveis editoriais dos media portugueses reconhecem serem alvo de pressões

Mais de 60% de chefes de redacção, editores, coordenadores e directores de órgãos de comunicação social portugueses reconhecem serem alvo de pressões de interesses de vária ordem. A conclusão consta de uma sondagem da empresa Central de Informação e do jornal "Meios e Publicidade".
No total, foram inquiridos 84 responsáveis editoriais. Entre eles, 65% também consideram que o aumento de sequestros, agressões e mortes de jornalistas em todo o mundo poderá funcionar como forma de repressão ou censura, intimidando os profissionais do sector.Estes foram os resultados de um primeiro inquérito que, a partir de agora, terá uma periodicidade mensal. Assim, todos os meses um painel fixo de 84 jornalistas com responsabilidades editoriais vai analisar vários temas relacionados com a comunicação social.

in www.jornaldigital.com

segunda-feira, 27 de setembro de 2004

Uma voz da soul

Produzido por uma (outra) lenda da soul Betty Wright e por Mike Mangini o novo álbum de Joss Stone dá a conhecer um lado novo da menina bonita da soul. A própria já considerou que este sim é o seu disco de estreia. De facto Mind, Body and Soul é o primeiro fruto da sua criatividade pessoal. Aqui Joss dá a sua fantástica voz mas também é parte activa na composição e escrita de todas as músicas. Mas não está sozinha. Beth Gibbon (Portishead), por exemplo, também aparece em Killing Time.

Poderoso, emocionante e intimista. Assim se poderá descrever um trabalho que é, a meu ver, um dos discos do ano. Mas não se pense que Mind, Body and Soul é só soul, não é. É pop e também R&B. You had me, Spoiled e Jet Lag mostram uma indisfarsável e saudável polivalência da senhora de 17 aninhos.
Virgin na corrida ao digital

A Virgin, do conhecidíssimo milionário Richard Branson, lançou nos Estados Unidos uma loja que vende música em formato digital. Cada música custa 99 cêntimos (dólares) e é ainda possível, por cerca de 8 dólares, subscrever um serviço mensal que possiblita o acesso a 100 000 álbuns on-line. Estão disponíveis mais de 1 milhão de faixas para download. A ideia de Branson é expandir a loja a outras partes do mundo mas não são adiantadas, para já, quaisquer datas.
Antes da Virgin já a Sony, Microsoft, RealNetworks e Coca-Cola tinham aberto espaços idênticos. Podem visitar a loja aqui.

domingo, 26 de setembro de 2004

O prometido é devido

Thom Yorke tinha apelado aos fãs para se unirem numa manifestação contra o programa americano de defesa espacial, a Guerra das Estrelas. Mas o líder dos Radiohead não se ficou pelo convite e esteve presente na base de Fylingdales, estrutura integrante do programa. Responsáveis pela organização da manifestação já confirmaram que muitas das pessoas presentes se deslocaram ao local devido ao convite de Thom Yorke.

sábado, 25 de setembro de 2004


O sonho americano dos irlandeses continua. Por muito que os britânicos critiquem os americanismos na linguagem e no espirito dos The Thrills a verdade é que Conor Deasy e companhia fizeram, de novo, um grande trabalho. Mas basta uma primeira audição para perceber que Lets Bottle Bohemia se demarca de So Much for The City. As melodias e as guitarras não ficam horas a repetirem-se na nossa cabeça e os temas parecem marcados por outra profundidade, ou maturidade se preferirem. Mas está tudo lá. Quem gostou do antecessor vai de certeza gostar de Lets Bottle Bohemia. Quando surgem as guitarras melancólicas ou aquele piano solitário é impossivel não ficar rendido. "Now for all the love in the world" é um bom exemplo.

sexta-feira, 24 de setembro de 2004


Recomendo uma visita a este site. Não acrescenta nada ao que já existe pela web mas está em português.

quinta-feira, 23 de setembro de 2004


A BBC (sempre a BBC) propõe uma viagem pelo "Reykjavik Underground". Não é preciso estar muito atento para conhecer os grandes contributos da Islândia para o mundo da música. Björk, Sigur Rós, Gus Gus e Múm são só os mais conhecidos. Vale a pena dar uma espreitadela.

Este homem está no corredor da morte. Radhakrishnan foi condenado por ter assassinado um homem numa sala de audiências. Durante o cárcere escreveu o livro de poemas "Pearls from Prision" que agradou imenso a poetas e políticos da India. Tanto que lhe pode ser concedido o perdão. A caneta é melhor arma que a espada. Vejam mais aqui.

quarta-feira, 22 de setembro de 2004


"East Coast Road", I. Gouthaman
«[...] Todos, com a excepção dos novos, sabem qual é a política editorial. Quando interrogados, respondem que a aprendem "por osmose". Em termos sociológicos, isto significa que se socializam e aprendem as "regras" como um neófito numa subcultura. basicamente, a aprendizagem da política editorial é um processo através do qual o novato descobre e interioriza os direitos e as obrigações do seu estatuto, bem como as suas normas e valores. Aprende a antever aquilo que se espera dele, a fim de obter recompensas e evitar penalidades.»

«Deve-se respeito aos jornalistas mais velhos que tenham servido de modelos aos caloiros ou que tenham, de qualquer outro modo, prestado ajuda. Tais obrigações e sentimentos pessoais calorosos para com os superiores têm um papel estratégico no seu "aliciamento" para o conformismo.»

SÃO DUAS CITAÇÕES DO ESTUDO "CONTROLO SOCIAL NA REDACÇÃO: UMA ANÁLISE FUNCIONAL" DE WARREN BREED, ESCRITO EM 1955. MIL NOVECENTOS E CINQUENTA E CINCO?

terça-feira, 21 de setembro de 2004


CASABLANCA

Técnicos da televisão pública sueca encontraram as gravações de um concerto de Jimi Hendrix que se julgavam perdidas. São as memórias de um concerto de 1969 em Estocolmo.

segunda-feira, 20 de setembro de 2004


Thom Yorke, vocalista (e não só) dos Radiohead, fez um apelo aos fãs para se juntarem em Fylingdales numa manifestação anti-Bush. Vejam mais detalhes aqui.

Edição comemorativa dos 10 anos desde o lançamento do álbum Grace, do grande Jeff Buckley. Todas as músicas re-masterizadas e muito mais. Um cd cheio de musicas até aqui nunca editadas e um DVD com videos e making-of do álbum. Podem comprar aqui.

Genocídio no Ruanda - 10 anos depois

O padre católico Athanase Seromba, acusado de ter participado no genocídio no Ruanda em 1994, não compareceu no Tribunal Penal Internacional para o Rwanda, onde é agora julgado. O padre é acusado de ser o responsável pelo massacre organizado de mais de 2000 Tutsis numa igreja no Ruanda. Em 100 dias mais de 800.000 ruandeses de etnia Tutsi foram brutalmente assassinados numa das mais terriveis "limpezas étnicas" de que há memória. Podem ver o artigo completo da BBc aqui.

sexta-feira, 17 de setembro de 2004

Vi isto no blog causa-nossa. Alberto João Jardim ameaça "expropriar" um jornal cujas linhas não lhe são favoráveis. Incrível!

quinta-feira, 16 de setembro de 2004

O célebre cartoonista do Guardian, Steve Bell, lançou um novo livro. Chama-se Apes of Wrath. A obra reúne muitos dos seus mais recentes trabalhos. Quem estiver interessado pode comprar o livro aqui.


Prisioneiros da Prisão de Abu Ghraib "descansam" as mãos no arame farpado enquanto vêem outros detidos serem libertados.
Vejam esta notícia da BBC. Parece que o Windows tem outra grande vulnerabilidade: virus que se escondem em imagens no conhecido formato jpeg.